sexta-feira, 11 de março de 2016

Planejar a gravidez, sem estresse!

Que o estresse é prejudicial em nossa vida já está claro, num é mesmo! Imagine na gravidez!! O que ele pode causar!

Para facilitar e ajudar as futuras mamas e papas, aqui vão algumas dicas e estratégias para diminuir esse vilão do século XX, quando o assunto é aumentar a família:

 1 - Planejar - quando a gravidez é planejada sem ansiedade, fica mais fácil solucionar os problemas previsíveis e contornar os imprevisíveis. O segredo de uma gravidez tranquila é planejar e relaxar!

 2- Dialogar - o casal precisa estabelecer uma relação de apoio e de respeito mútuo diante das inúmeras dúvidas frente à gravidez. Falar, compartilhar sobre suas dúvidas, inseguranças e seus medos, pode trazer tranquilidade para esse momento.

 3- Informação - isso é fundamental. O casal precisa buscar informações. Os casais vão exercer a maternidade e a paternidade com uma competência que está ali, guardada. Falta reconhecimento da importância de elementos emocionais desde a gravidez – da mãe grávida, do pai grávido, da família grávida. Uma série de aspectos que irão complementar e ajudar no processo e que, de modo geral, precisam ser informados e aprendidos. Com certeza o bebê agradece!

 4- Praticar exercícios físicos e respiratórios - exercícios para preparar o corpo, tonificando os músculos, dar equilíbrio, flexibilidade e boa circulação. Os exercícios são preparatórios para o nascimento do bebê e ajudam na hora do parto. Pode ser Yoga, pilates, ou alguma atividade que a mulher goste! Ainda podemos acrescentar, o relaxamento, meditação e a respiração consciente. Inclua seu parceiro, além de prazeroso e relaxante, fortalecerá os laços da relação.

Sempre que eu posso reforço a ideia de que a informação é algo que empodera o casal que está grávido ou que deseja ficar. 

É fundamental para uma gestação, parto e pós parto mais tranquilo. Os futuros pais, se antecipam a alguns sinais importantes, se preparam fisicamente e emocionalmente para enfrentar futuros desafios.
Isso pode ser determinante, em como esse momento será vivenciado pelo casal! A informação, o amor próprio e o conhecimento de si mesma .. pode fazer a diferença na nossa saúde e em nossa vida!
É um momento da vida pleno e cheio de amor e repleto de novos desafios..

Lembre-se, no casal, ambos tem que estar dispostos a encarar o desafio da maternidade e paternidade e as transformações que o bebê vai trazer para o relacionamento.
Caso o casamento não vai bem, acertem as coisas antes da gravidez acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário