domingo, 16 de dezembro de 2012

Amamentar, atenção especial aos seios!

A mulher grávida deve dar atenção especial aos seios, que se tornarão a fonte principal de nutrição para o bebê.
"Amamentar é prazeroso para mãe, mas uma necessidade vital para o bebê. Dea cordo com a OMS, o leite materno deve ser o alimentos exclusivo de todos os bebês e os pediatras indicam até o 2 anos de idade."

O desenvolvimento lento dos seios é outro fenômeno importante da gravidez. A gestante deve acompanhar conscientemente esse processo e, a cada dia, dedicar alguns momentos para se concentrar em seus seios. Colocando as mãos sobre eles, ela deve dizer frases como:


" Agora estou nutrindo meu bebê com meu sangue, mas, quando ele estiver fora do meu ventre, serei responsável por sua alimentação e crescimento. 

Desejo para ele um desenvolvimento harmonioso e, para mim, um fluxo suave de leite saudável após o nascimento do bebê. 

Assim como a Mãe Terra alimenta todas as criaturas no universo, eu alimentarei meu recém-nascido. 
Assim como o rio flui, que flua de mim. 
Que ele seja integral, nutritivo e regular para que meu bebê possa tomá-lo com facilidade."




A ausência do leite materno pode produzir efeitos nocivos tanto para a mãe quanto para o filho.
A antiga literatura médica da Índia enfatiza o papel da alimentação no peito para a manutenção da vitalidade e da imunidade da criança. A pesquisa moderna também provou que o leite materno contém anticorpos que fornecem ao recém nascido imunidade passiva. E não alimentar ao seio também é prejudicial para a mãe, pois seu corpo se preparou para esse propósito em particular e precisa fechar o ciclo.

Sem isso, a mulher poderá se sentir frustrada, sofrer de culpa ou ter a energia sexual bloqueada. Portanto, para sua saúde, a longo prazo, e felicidade, ela deve se preparar para alimentar seu bebê com  um fluxo adequado e saudável de leite, desde os primeiros minutos de vida!

Porém nem toda mulher sente-se segura para amamentar. Então é fundamental ler artigos sobre o assunto, participar de bate papos com mães que já amamentaram e contam como foi a sua experiência e encontrar dicas para ajudar a tornar esse momento ainda mais sublime. Ainda, no mercado existem vários produtos que podem favorecem a amamentação, como camisolas e soutien, poltronas, almofadas em formato de U, concha para amentação e etc.

Pega Correta

Aprendendo a mamar
Os especialistas são unânimes em dizer que a melhor forma de evitar dores e lesões nos seios é colocar o bebê corretamente no seio. Assim ele será nutrido adequadamente, sem machucar a mãe. O seio só deve ser levado até o bebê quando a criança já estiver com a boca bem aberta. A chamada 'pega correta' acontece quando o recém-nascido abocanha toda a aréola, e não somente os mamilos. Se isto acontecer, o bebê não receberá quantidade adequada de leite, que se acumulará nas mamas, causando o chamado empedramento. Além disso, a criança poderá continuar com fome. O principal segredo para amamentar é não sentir dor. Caso sinta, a mãe deve retirar o bebê do seio, introduzindo o dedo mínimo no canto da boca (para tirar o vácuo), e começar novamente.


Quebrando Mitos

Leite ralo
A ideia do leite ralo é mito. O leite do início da mamada é mais claro e aguado, já que é composto basicamente de água e lactose, o açúcar do leite. Em seguida, o bebê recebe mais gorduras e nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Dessa forma, primeiro o bebê sacia sua sede e, na sequência, recebe as substâncias necessárias para ganhar peso e manter-se saudável. Para que a criança receba as duas diferentes fases do leite, as mamadas devem ter duração de, pelo menos, 30 minutos. Até os 6 meses de idade, a mãe não deve oferecer nenhum outro alimento ao bebê, inclusive água. O leite materno é um alimento completo e todas as mães têm capacidade de nutrir seus filhos adequadamente através dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário