quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como conduzir a amamentação

Mamãe não quero mamar!
Se a mãe sofre demais com essa idéia, pode ser o caso de procurar ajuda de um profissional que a ajude a perceber que o fim das mamadas é algo natural e que a ligação com o bebê não acaba, apenas ganha nova forma de expressão. "As atitudes da mãe tanto podem facilitar como dificultar o processo de como o bebê era lidar com essa nova situação e crescimento". Se a mulher tiver segura a criança recebe a mudança com tranquilidade.
A mulher pode ter extrema ajuda no processo de Coaching, onde ela irá se organizar, planejar e criar um plano de ação sólido e amoroso que irá facilitar todo esse processo. Não existe uma rotina pronta,
más com a ajude desse profissional, ela poderá criar uma nova rotina em que o carinho, a atenção o amor, a conexão continuem tão presentes quanto antes.
É importante também ir facilitando o processo com pequenas alterações, por exemplo, sempre que puder, faça questão de oferecer leite no copinho. Mesmo depois que o aleitamento no peito termina.
SÓ VOCÊ É CAPAZ DE NUTRIR SEU BEBÊ COM A COISA MAIS PRECIOSA E IMPORTANTE DO MUNDO PARA ELE:
 O AMOR DE MÃE!  
Conheça os sinais de que o bebê não se interessa mais pelo peito, jeito certeiro de conduzir essa retirada e as atitudes para mudar de fase sem perder o vínculo com seu filhote. Não feche o sutiã antes de ler!

O autodesmame, também pode acontecer e é mais comum entre bebês maiorzinhos, que já estão engatinhando ou andando. Em geral,
eles acabam seduzidos pelos novos alimentos que passam a fazer parte do seu cardápio. "Perder espontaneamente o interesse pelo peito é sinal de que a criança está pronta para ingressar em uma nova fase do desenvolvimento".

Quer ter certeza de que está na hora de parar? Estes são alguns indícios, de que o bebê está pronto para deixar o peito:
demonstrar apetite por uma grande variedade de alimentos
adormecer ou se distrair com brincadeiras no momento da mamada
aceitar que a mãe não o amamente em determinadas situações
se consolar de frustrações com outras demonstrações de carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário